Altamiro Ghersel Ribeiro nasceu no dia 7 de outubro de 1918, em Lins. Era descendente direto dos fundadores, e de umas das famílias pioneiras de Lins.
Filiação: Carlos Ghersel – pai
Amélia Eugênia Ribeiro – mãe. Era filha de Manuel Francisco Ribeiro.
Irmão: Antônio Ghersel Ribeiro.
Altamiro recebeu o sacramento do batismo pelo Frei Fernando de Seregueno, Coadjutor dos Capuchinhos do Curato, da cidade de Penápolis, no 1º dia de janeiro de 1919, na Paróquia (Catedral) Santo Antônio. Os padrinhos foram: João Duarte e Ursulina Ana Couto, conforme o Livro de Batizados, nº1.
As características físicas de Altamiro Ghersel Ribeiro eram: pele branca, cabelos castanhos, olhos castanhos, nariz afilado, rosto ovalado e comprido, boca pequena. Altura: 1,71 centímetros.
Os estudos de Altamiro Ghersel Ribeiro foram realizados em Lins. A educação básica (primário) e o ginásio (Ensino Fundamental), foram concluídas no Grupo Escolar Dom Henrique Mourão (Diretoria de Ensino), e no Instituto Americano de Lins – (IAL), mantido pela Igreja Metodista, época em que foi contemporâneo de Fumia Hamam, Bruno Sammarco e de Adolfo Lemes Gilioli, onde o último se tornaria fundador e primeiro presidente da Academia Linense de Letras, em 2010.
Conforme registro em sua obra “Lins e seus Pioneiros”, Altamiro comentou que (em 1930): “Quando estava no 3º ano primário do Grupo Escolar (Diretoria de Ensino), trabalhou para o Sr. Jovelino Carvalho na venda de agulhas, discos e vitrolas de manivelas”
O curso secundário (Ensino Médio), foi concluído no Instituto Americano de Lins (IAL), na época, tinha a duração de cinco anos, e também o Curso de Formação de Professor Primário - (magistério).
Altamiro foi produtor de café, plantando grande quantia de mudas cafeeiras em 1928 e 1929.
Na época, em 1937, Altamiro foi alistado e incorporado reservista de Segunda Categoria, pelo 4º Comando do Batalhão de Caçadores, no Ministério de Guerra Brasileiro. (37º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro). Período: 23/09/1937 a 29/11/1938. Graduação: Soldado.
Em 30 de novembro de 1939, Altamiro formou-se Professor de Educação Física, pela Escola Superior de Educação Física, em São Paulo. (Universidade de São Paulo – USP).
Anos depois, concluiu a pós-graduação como Técnico de basquetebol e voleibol.
Concluiu curso de férias intensivo de Saúde Escolar, pela Escola de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Concluiu curso de férias intensivo de Diretor de Escola, para a Comissão Brasil-Estados Unidos.
Altamiro participou de vários cursos de férias Técnico-Pedagógico, do Departamento de Educação e da Faculdade de Educação Física de São Paulo – (USP).
Na década de 1940, Altamiro foi Secretário da Federação Paulista de Handebol, em São Paulo.
Altamiro Ghersel Ribeiro foi membro da Diretoria de Polícia Mirim da cidade de Itanhaém, São Paulo.
Foi casado com Olga Pavessi Ghersel, professora de Trabalhos Manuais e Economia Doméstica, na Escola Estadual “21 de Abril”. Organizou com as alunas do Curso Normal (Magistério), um teatro de fantoches, que era proporcionado nas festas de aniversário infantil, no “Lar Antônio de Pádua e no auditório da “Lins Rádio Clube”, além de apresentação nas cidades de Sabino e Cafelândia. O casal não tivera filhos.
Era um amante do esporte desde jovem. Foi professor de Educação Física em Lins, onde ministrou aulas no Colégio Salesiano (UNISALESIANO), também foi professor de Geografia e História do Brasil, da Escola de Comercio, na época era anexa ao colégio. Secretário do Grêmio Dramático “São João Bosco” de Lins; Presidente Honorário do Grêmio Esportivo da Escola Normal “Nossa Senhora Auxiliadora” de Lins.
Foi professor de Educação Física no Instituto Americano de Lins – (IAL). Também foi supervisor do Grêmio Literário “Silvio Romero”, que foi professor de português, crítico literário e poeta.
Na década de 1940, Altamiro lecionou Educação Física interinamente na Escola Estadual Fernando Costa, no período de 8 de março de 1940 a 15 de abril de 1948. Efetivou-se em 24 de janeiro de 1942.
No dia 15 de outubro de 1945, ocorreu a solenidade da fundação da Sociedade Amigos de Lins. Na época, o ato ocorreu no salão da Associação dos Bancários de Lins. O professor Altamiro foi o orador oficial do ato solene, “na apresentação da criação e finalidade da novel associação”.
Na época, foi Presidente da Comissão Central de Esportes de Lins, 12ª região; Chefe dos Comissionários de Menores de Lins.
Altamiro lecionou Educação Física na Escola Estadual Professor “Wolny Carvalho Ramos, situada no Bairro da Vila Regente Feijó - Distrito Água Rasa, Zona Leste, em São Paulo.
Transferido, Altamiro lecionou Educação Física, e foi Assistente de Diretor e supervisor do Grêmio Estudantil Esportivo, no Ginásio Industrial “Júlio de Mesquita”, na cidade de Santo André (ABC paulista), por dez anos, no período de 16 de abril de 1948 a 24 de junho de 1958. Foi frequente assíduo durante o tempo em que trabalhou. Em Santo André, Altamiro foi Assessor Técnico de Esportes, da Comissão de Esportes.
Anos depois, retornou a Lins, para a Escola Estadual Fernando Costa, e foi Vice-Diretor e Diretor, e também lecionava na escola aulas de história e geografia.
Foi vereador na Câmara Municipal de Lins, período de 1948 a 1951. Foi 1º Secretário e relator do primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal.
Altamiro foi Secretário-Geral de Partido Social Progressista - PSP, (extinto em 1965, pela edição do AI-2), na região de Lins.
Foi cronista esportivo do Jornal “Correio de Lins”, de outros jornais de Lins e do Centro Acadêmico da Faculdade de Educação Física de São Paulo – (USP). Também foi presidente da Comissão Central de Esportes de Lins.
Em 9 de junho de 1982, Altamiro recebeu a Láurea “Pero Vaz de Caminha”, outorgado pelo Instituto Histórico e Cultural “Pero Vaz de Caminha”, em São Paulo.
Altamiro Ghersel Ribeiro participou como presidente e secretário da diretoria de várias associações.
Foi membro da Associação dos Amigos de Lins, no período, Altamiro recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, conferido pela associação supracitada, em 21 de abril de 1991.
Foi membro do Clube Atlético Linense e do Lins Basquetebol.
Altamiro escreveu as seguintes obras:
Estudo sobre higiene, prevenção de acidentes e socorros de urgências;
Crônicas, conferências e discursos diversos;
Um diário de viagem pela Europa;
Antigas figuras populares da cidade e ditos populares;
Estudo sobre armas brancas;
O despertar de várias profissões através dos tempos;
Idealista e intelectual, conferencista e orador, Altamiro amava Lins, assim, estudou a História de Lins, e em 1995 lançou o livro de sua autoria “Lins e Seus Pioneiros”, editado pela Associação Cultural Signus. Documento de grande valor histórico. Imagem de capa com aquarela histórica de 1928, de Teisuke Kumasaka, artista plástico, escultor e fotógrafo.
No prefácio da obra, José Pereira Calças historiou:
“O autor, Altamiro Ghersel Ribeiro, conceituado professor, minucioso pesquisador e estudioso apaixonado do nosso passado, revela-se intelectual talentoso, de orientação segura num gênero que não é fácil de manejar, qual seja, o de analisar e de interpretar documentos antigos.
Trabalho cultural sobremodo difícil quando o autor procura – fiel à realidade recompor os traços marcantes de um passado histórico, por vezes conservados de maneira surpreendente, quer nas fontes documentais pesquisadas, quer por toda uma fiel tradição de honestidade e competência profissional, traços marcantes de sua personalidade.
[...]
Altamiro e Lins têm quase a mesma idade. [...] Como Euclides a respeito de Canudos pôde afirmar com autoridade e convicção: “Estive lá e vi”, ele não apenas escreveu mas viveu a História de Lins”.
Foi enviado exemplar para a Lybrary of Congress, para também fazer parte do seu acervo cultural. A Lybrary of Congress, com escritório no Rio de Janeiro, adquire publicações produzidas no Brasil, Uruguai e Guianas, em todos os formatos, tais como livros periódicos, folhetos, cartazes, discos entre outros, sobre os mais diversos assuntos, para catalogação e envio a sua sede em Washington, Estados Unidos, visto que as coleções ficam à disposição de estudiosos e do público em geral. Muitos itens adquiridos são analisados e incluídos no guia The Handbook of Latin American Studies, elaborado em co-edição com a Universidade do Texas, Estados Unidos.
Em 2000, na confraternização dos ex-alunos no Instituto Americano de Lins (IAL), Altamiro Ghersel Ribeiro recebeu o troféu “Troglodita do Ano” e o Diploma de Honra o Mérito, como o mais antigo aluno.
Deixou inacabado a obra que relatava conhecidos atletas do Clube Atlético Linense.
Altamiro Ghersel Ribeiro faleceu com 85 anos, em Lins, no dia 31 de outubro de 2003.
Meses depois, foi aprovada pela Câmara Municipal e promulgada na época pela Prefeita Valderez Vegiato Moya, a Lei 4.654, no dia 09 de março de 2004, que denominou “Altamiro Ghersel Ribeiro”, o Anfiteatro, localizado nas dependências do Edifício Paulo Magalhães, em Lins, de autoria de Fátima Pires, era vereadora na época.
Em Lins em 2010, Altamiro Ghersel Ribeiro foi homenageado como Patrono da cadeira nº7, da Academia Linense de Letras. Fundador: Douglas Michalany.
