• : Cadeira nº 16
Fonte: Arquivo de Foto do acervo da Academia Linense de Letras

Apparecida Perin Pereira nasceu em Lins, Estado de São Paulo, no dia 04 de maio de 1931. Descendente de imigrantes italianos.

Filiação:

Pedro Natali Perin – pai

Marcolina Nogueira Perin – mãe

Os pais eram brasileiros. Apparecida era neta de avós paternos italianos.

Avós paternos: Perin Francisco e esposa Granziera Maria Perin. (Imigrantes italianos.)

Avós maternos: João Carlos Nogueira e Virgilina Nogueira

Do primeiro casamento de Pedro e Marcolina (data e local ignorado) nasceram quatro filhos: Apparício Nogueira Perin, Apparecida Nogueira Perin, Américo Nogueira Perin, e a irmã Haydée Nogueira Perin.

Tempos depois, Marcolina faleceu ainda jovem, e Pedro contraiu o segundo casamento com Sebastiana Nutti Perin (data e local ignorado). Do casamento nasceu Pedro Perin Junior.

Concluiu seu curso primário no Primeiro Grupo Escolar de Lins (Diretoria Regional de Ensino), em 30 de novembro de 1942.

No Instituto Americano de Lins, fez o curso de admissão em 1942, e completou o curso ginasial — Primeiro Ciclo em 10 de dezembro de 1946. Concluiu o Pré Normal em 1947. Nesse mesmo, frequentou o primeiro ano técnico do Curso de Contabilidade, anexo ao Ginásio Diocesano de Lins, passando para o segundo técnico, mas não concluiu o curso.

Na Escola Normal e Colégio Estadual de Lins, recebeu o diploma de habilitação para o Magistério público primário, em 18 de dezembro de 1949, com médias acima de 90, em primeiro lugar.

Casou-se com Ubaldo Salgado Pereira na Basílica Nossa Senhora Aparecida, em 20 de dezembro de 1950, na cidade de Aparecida do Norte, Estado de São Paulo.

Teve três filhos: Celso Luiz, Fernando Roberto e a filha Célia Regina, que deram três netos: Daniel Eduardo, Fábio e Bruno.

Em 16 de agosto de 1975, na Faculdade "Auxilium” de Filosofia, Ciências e Letras de Lins (FAL), e concluiu o curso de Letras: Português e Inglês. Foi a oradora da turma.

Apparecida foi licenciada em Pedagogia com habilitação "Administração Escolar", para o 1º e 2º graus, pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, Estado de São Paulo, em 21 de dezembro de 1979.

Prestou Concursos Públicos e recebeu:

Certificado no 38126 para exercer o cargo de Prof. III de Português — por acesso em 28 de junho de 1980.

Certificado de Aprovação no 21631 para provimento de Professora III de Inglês - por acesso em 28de junho de 1980.

Prêmios Escolares:

Nomeada interinamente, para reger a 20a Escola Mista Municipal da Fazenda Santa Luiza, Lins, como prêmio, nos termos do Artigo 9 da Lei Municipal n 0 15 de 22 de fevereiro de 1950.

Nomeada em caráter efetivo — Artigo 12 da Lei Estadual no 467 de 30 de setembro de 1949 — para exercer o cargo de Professora Primária — QE-PP-II-Padrão "D" no Grupo Escolar. "Dr Miguel Couto" em Promissão em 21 de junho de 1950, com exercício em 27 de junho de 1950.

Lecionou em Lins em muitas escolas estaduais

Removida por permuta com o Professor Athos Bastos Garcia do Ginásio Escolar "Dom Henrique Mourão" em Lins, em 20 de julho de 1951. Assumiu no dia 1 de agosto do mesmo ano, onde lecionou e exerceu cargos até 1976, quando passou a lecionar na Escola Estadual de Primeiro Grau “21 de Abril”, Lins, (porque a escola "Dom Henrique Mourão" – antigo Grupo Escolar, passou à sede da Delegacia Regional de Ensino — Lins. Assim, como Professora I efetiva lecionou até 31de julho de 1980, nesse estabelecimento de ensino.

Por acesso, como Professor III, passou a lecionar na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau. "Fernando Costa", em Lins até março de 1983.

Lecionou como Professor III e pela Admissão de Professores em Caráter Temporário - (ACT), para atuação na educação básica nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Lecionou em diversas escolas públicas linenses, em cursos diferenciados e profissionalizantes:

Colégio Técnico Industrial de Lins em 1975, aulas de português para o 20 Grau;

Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau. "21 de Abril", aulas de Português;

Escola Estadual de Primeiro e Segunda Grau. "Professor Otacílio Sant'Anna", aulas de Português e Inglês;

Escola Estadual de Primeiro Grau "Professor Jorge Americano", período de fevereiro de 1978 a julho de 1980, aulas de Inglês;

Escola Estadual de Primeiro Grau "José Ariano Rodrigues", aulas de Inglês.

 

Durante sua carreira profissional ocupou outros cargos:

 

No Ginásio Escolar "Dom Henrique Mourão" foi Presidenta e Fundadora do Clube Filatélico de 16 de fevereiro a 14 de dezembro de 1964;

Presidenta da Caixa Escolar de 13de março de 1966 a 07de março de 1967;

Auxiliar de Diretor de agosto de 1967 a maio de 1968;

Foi a primeira Secretária da Caixa Escolar, de 19 de março a 31 de julho de 1969. Participou de campanhas beneficentes e educativas com seus alunos.

Como prêmio, Apparecida levou-os à Biblioteca deste mesmo estabelecimento educacional, estimulando a boa leitura, às vezes até preenchendo fichas de leitura, adequadamente.

Com a permissão dos pais e da Diretoria, levava alguns pequenos grupos, para visitar as dependências de empresas que haviam em Lins na época, como o Laticínio Linense e a Cibral.

Apparecida sempre orientava os alunos em como se comportarem adequadamente, assim, os alunos foram adquirindo conhecimentos importantes em áreas diversas.

Iniciou nas 4a séries, trabalhos em grupo, monitoramento em classe (os mais atenciosos, auxiliavam os colegas de classe em atividades que tinham maior dificuldade). O comportamento, os resultados e a amizade sadia aumentavam cada vez mais.

Foi coautora do Livro "Literatura de Cordel", 1º edição publicada em 1975.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, quando Apparecida Perin Pereira concluiu, após três anos e seis meses a graduação em Letras na Faculdade “Auxilium” Ciências e Letras – (FAL), em Lins, e outras colegas que concluíram o curso: Isabel Cristina Janeiro Vianna, Maria Eunice B. Goffi da Silva, Neli Nogueira Ribeiro Maia, Neuza Maria Nicolielo e Sálua Jorge. Aprendizado que tiveram a valiosa e segura orientação da Professora de Literatura Brasileira da faculdade supracitada, Irmã Ruth da Costa (in memoriam).

Apparecida ministrou palestras sobre Literatura de Cordel para os alunos do Curso de Educação Artística da Faculdade “Auxilium” Ciencias e Letras – FAL, nos dias 25 e 26 de julho de 1976.

Após 33 anos de efetivo exercício no Magistério Público do Estado de São Paulo, lecionando em escolas de 1º e 2º grau, aposentou-se na Escola Estadual "Fernando Costa" de Lins, em 07 de março de 1983, na certeza do dever cumprido, sempre com muito amor, carinho, dedicação, respeito e preocupação com seu próximo — "O SER HUMANO"

Exerceu várias atividades sociais na Comunidade Linense: a) Secretária da Casa da Amizade, do Rotary clube de Lins-Centro; b) Secretária do Berçário São Francisco de Assis; c) foi socia da entidade Santa Rita de Cássia de Lins; d) agiu na Sociedade São Vicente de Paulo, da qual seu pai foi o fundador e seu marido foi o vice-presidente.

Apparecida ficou viúva com o falecimento de seu esposo em 25 de dezembro de 1996, em Lins.

Tornou-se empresária de firma: "REPRINTER" — Representações no Interior Ltda M.E., desde 1 de janeiro de 1997. Associada da Rede Nacional de Papelarias Brasil Escolar.

Certificado SEBRAE — Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo — Orientação ao Crédito de 08 a 15 de julho de 2000.

Era sócia da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de Lins.

Possuía a Cidadania Italiana por ter avós: Perin Francisco e esposa Maria Granziera, e muitos parentes imigrantes italianos no Brasil e familiares na Itália, conforme Processo no 87103B de 20 de janeiro de 1999. (Consolate Gennerale D'ltália — San Paolo — por O Cônsul Geral da Itália ass. O Chanceler Chefe.

 

Homenagens e Honra ao Mérito:

 

Diploma conferido pelo Centro do Professorado Paulista (SP 12/03/1983), quando da sua aposentadoria. Hoje pertence a APAMPESP — Associação de Professores Aposentados do Estado de São Paulo — Regional de Lins, onde em 1995, recebeu o título de "Professora 'Do Ano". Atuou como Tesoureira da mesma associação no biênio de 1997 e 1998. Ao participar das reuniões, em Lins, São Paulo, Brasília e em outras cidades da região, Apparecida levou com muito prazer, mensagens alusivas às datas comemoradas, que foram selecionadas e distribuídas às associadas participantes, à época — acrescentando complementos e, colocando em destaque, o nome de seus autores.

Também em suas viagens pelo Brasil ou a outros Países em excursões, levava para seu grupo e guias, uma mensagem — em português — para cada dia da viagem. Sempre muito sorridente.

Milhares de temas compilados em português foram distribuídos, e, até pelo correio.

Apparecida possuia em seus arquivos os originais das mensagens compiladas e xerocadas, e dos ACRÓSTICOS que fazia constantemente, mas não publicou.

Guardou com muito amor e carinho seus Albuns e Relicários — desde os anos 1938 — onde seus diretores, professores, parentes, colegas e amigos, deixaram registrado, poemas, mensagens e até fotos da época.

No Instituto Americano de Lins – (IAL), esteve presente em Solenidades e Encontros de Ex-Alunos, que tinha como Presidente desta Associação a senhora Ormezinda Dias Molina, secretária, pessoa sábia e competente.

Foi homenageada pela Associação de Ex-Alunos do IAL, como ex-aluna que conhece, porque vivenciou o valor da gigantesca obra educacional, e compartilhou da Homenagem ao Reverendo Clement Evans Hubbard, como 0 "EDUCADOR DO SÉCULO XX", no dia 27de agosto de 2000.

Recebeu o primeiro Prêmio "Professora Fumia Haman — da Associação dos Ex-Alunos do Instituto Americano de Lins – (IAL), no dia 03 de setembro de 2006, das mãos de: Lamia e Simon, irmãos da mestra de Português e Francês - (1943), tão humana e querida.

No Instituto Americano de Lins – (IAL), apresentou a colega do Curso Ginasial (1946), a Doutora Chié Kasai Nicioka — Homenageada como "Destaque Profissional de 2006", no encontro dos ex-alunos em Lins, em agosto de 2006.

Em agosto de 2007, apresentou o currículo da Doutora Yuko Kawahara, que recebeu o Prêmio "Professora Fumia Haman", pelo carinho e dedicação que sempre demonstrou pelo instituto.

Em agosto de 2009, Apparecida apresentou outra companheira ialense: Horacina de Oliveira Pisnel, ser humano especial, da Turma de 1946, é apresentada para receber o prêmio "Professora Fumia Haman".

Recebeu o Diploma e Medalha do Mérito "21 de abril" — Decreto Legislativo Municipal no 412, de 06 de abril de 2009, na Câmara Municipal de Lins no dia 21 de abril de 2009, em comemoração pelo 890 Aniversário de Emancipação Político Administrativa do Município de Lins.

Exerceu diversas atividades sociais na Comunidade Linense:

Secretária da "Casa da Amizade" do Rotary Clube de Lins - Centro.

Secretária do Berçário São Francisco de Assis. (atual creche), que está Associada a Entidade Santa Rita de Cássia, de Lins.

Foi atuante na Sociedade São Vicente de Paulo (S.S.V.P.), que teve seu sogro Senhor Mathias Pereira Junior, como fundador da Sociedade em Lins e, seu esposo Ubaldo Salgado Pereira, como Vice-Presidente do antigo Asilo São Vicente de Paulo, atual Lar Vicentino, também no auxílio à outra obra vicentina a Casa da Criança de Lins.

Após sofrer três paradas cardíacas, Apparecida Perin Pereira faleceu com 90 anos, no dia 07 de maio de 2021, em Lins.

Foi aprovada o Projeto de Lei nº216/22, pela Câmara Municipal e promulgada pelo Prefeito João Luis Lopes Pandolfi, a Lei nº7.389, no dia 11 de novembro de 2022, que denominou “Apparecida Perin Pereira”, no Residencial “Vida Nova Lins III”, em Lins. O projeto supracitado foi da autoria de Maria Solange Garcia, que era vereadora naquele ano. Foi publicado no Jornal Debate em 17/11/2022.

 Texto produzido pelo acadêmico Adilson Carlos Furlan Silvestrim, titular da cadeira 40, da Academia Linense de Letras, tendo por patrono Fernando Antonio Nogueira Pessoa.