• : Cadeira nº 22

Shigueyuki Yoshikuni nasceu em Promissão, Estado de São Paulo, no dia 01 de março de 1939, no bairro Capituva.

Seus pais:

Pai Ushiziro Yoshikuni,

Mãe Tsuguie Yoshikuni,

Do casamento de Ushiziro e Tsuguie geraram três meninas: Sadako Yoshikuni, Massako Kouchi e Rosa Yoshikuni, e dois meninos: Massami Yoshikuni e Shigueyuki Yoshikuni, cinco filhos no total.

Shigueyuki Yoshikuni foi batizado em 04 de junho de 1932, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Promissão

Cursou o Ensino Fundamental e Médio em Promissão.

Vivia na zona rural e aos treze anos de idade mudou-se para a cidade, a fim de trabalhar na Casa Iyda, inesquecível casa comercial de Promissão.

Em 1954, com quinze anos, Shigueyuki iniciou escrever crônicas e artigos para os jornais local: “Correio de Promissão” e a “Comarca de Promissão”.

Trabalhou como balconista da Casa Confiança, em Promissão.

Posteriormente, exerceu o cargo de escriturário na Cooperativa Sul Brasil, com filial em Promissão.

Formou-se em Contabilidade, em 20 de dezembro de 1960, na Escola Técnica de Comércio “Dr. Lucas Nogueira Garcez”, tradicional Colégio Comercial de Promissão, onde também lecionou por anos.

Em Promissão, Shigueyuki foi Correspondente do jornal Folha de São Paulo em 1960 e 1961.

Em Guaiçara fundou o Guaiçara Jornal. (ano?)

Shigueyuki Yoshikuni contraiu casamento com Sônia no dia 10 de maio de 1964, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Promissão. Do enlace matrimonial nasceram duas filhas: Miriam (falecida), e Ana Cláudia, Médica Neopediátrica.

Nos momentos de lazer, Shigueyuki, que tinha ótima voz, cantava nos eventos de Karaokê, que o deixava feliz. Os eventos eram promovidos pela Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (ABCEL), em Lins, conquistando premiações de troféus.

Exerceu mandato eletivo como Vereador à Câmara Municipal de Promissão, no período de 1960 a 1964.

Em 1961, iniciou sua carreira como bancário, na Caixa Econômica Federal, na cidade de Bento de Abreu, Estado de São Paulo, depois se transferiu para a agência da Caixa Econômica Federal, em Promissão e, anos depois, mudou-se para Lins, no final da década de 1970, para trabalhar no Banco do Brasil.

Shigueyuki aposentou-se como Gerente no Banco do Brasil em 1989, em Capão Bonito – Estado de São Paulo.

Ao longo da vida, passou por várias instituições de ensino superior, concluindo as seguintes graduações:

Direito, em 1965, pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru – (ITE);

No dia 21 de dezembro de 1973, colou grau, diplomando-se em Licenciatura em Letras (português), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis. Na época, foi professor de Caligrafia e Estenografia em Promissão e lecionou aulas de português em Guaiçara e Valparaíso;

Jornalismo, em 1992, pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, em Bauru.

Concluiu Teologia e Cultura, em 2004, pela Universidade Metodista de Piracicaba – (UNIMEP), com campus em Lins.

Segundo reportagem de novembro de 2009, do Jornal Nippak, em São Paulo que: Shigueyuki Yoshikuni foi designado acadêmico da entidade (Academia Linense de Letras), por ser admirado pela comunidade japonesa de Lins e por conta da coluna que mantém no Jornal Correio de Lins. O grifo entre parênteses foi acrescido pelo organizador do memorial.

Em 27 de março de 2010, Shigueyuki Yoshikuni tomou posse como titular da cadeira nº22, da Academia Linense de Letras, cujo patrono é o Cônego Norberto Massaru Kondo.

Na academia foi o idealizador do Concurso Nacional de Contos, Cidade de Lins e do título Personalidade do Ano da Academia Linense de Letras.

Participou de edição publicada, da coletânea de miscelâneas com o texto “10 Anos da Academia Linense de Letras”, em comemoração ao aniversário do sodalício, em 2019.

Shigueyuki foi correspondente da Academia Nipo-Brasileira de Escritores, em São Paulo.

Extraordinário cronista, foi colaborador de vários órgãos da imprensa como: O Progresso, A Gazeta de Lins, o Jornal Bandeirantes, mantido pela Diocese de Lins até 1972, o eterno “Correio de Lins”, onde mantinha coluna semanal há mais de 15 anos, o Jornal “Debate”, o City News, em Lins e o Jornal Nippak, Colônia da Noroeste e jornal das Nações, em São Paulo, todos ligados à comunidade nipônica. Editou o Guaiçara Jornal, na 2ª gestão do Prefeito Massao Kawahara, de 1983 a 1988.

Na rede mundial de computadores, a internet, mantinha o blog “Coluna da Colônia”, com crônicas que tinham o dom de envolver seus inúmeros leitores.

Shigueyuki Yoshikuni escreveu para as revistas: D´KAS, de Lins e a Quatro Estações, de Araçatuba.

Coautor e Revisor de diversos artigos no livro “A Saga da Imigração Japonesa em Lins”, em 2006;

Autor do prefácio da “História da Imigração Japonesa em Lins, cuja autora é Maria Kazue Mori;

Autor do prefácio e do posfácio do livro sobre o Centenário da Imigração Japonesa, publicada pela Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste-Araçatuba.

Autor do prefácio do livro memórias da Família Hebara, do autor: Takeshi Hebara.

Contraditor do livro “O Homem da Mata Selvagem. A Saga do Pai da Imigração Japonesa de Shuhei Uetsuka”. Toru Nomio. Da mesma obra, colaborou com Rosa Tokiko Sonoo (tradutora), na publicação do livro. Jornal Nippak, 2007.

Exímio escritor, autor dos seguintes livros:

O primeiro alvitre, “Aspectos da Imigração Japonesa em Promissão” – (1988), foi prefaciado pelo Professor Dr. Moacyr Miranda Pinto, que fora seu professor, pessoa por quem Shigueyuki nutria grande respeito e consideração;

Primícias de um Insensato, 1999;

Velório no Carnaval, 2001;

Histórias de Templos Budistas, 2005;

No Limiar dos 100 Anos, 2007;

Últimas Crônicas, 2009;

História da Igreja Cristo-Rei, em Promissão, 2011;

O Preço do Poder, 2012 – Único Romance publicado, em que celebrou os vinte anos de formatura em Jornalismo, na Universidade do Estado de São Paulo – (UNESP), campus de Bauru;

Colônia Hirano – 100 Anos, 2014;

Fragmentos em Homenagem aos 60 Anos da Professora Mary Hassunuma, 2014;

Itinerário no Banco do Brasil, no Jornalismo, na Literatura e outras Gafes, 2016;

Shigueyuki foi homenageado em vida em 2018, representando o personagem de um colono rural de fazenda, do romance Jerônimo, pelo escritor e acadêmico da ALL, cadeira nº40, de Adilson Carlos Furlan Silvestrim.

No dia 16 de novembro de 2019, no período matinal, faleceu Shigueyuki Yoshikuni, devido ao infarto agudo do miocárdio, em Lins. Foi escritor, educador, advogado e jornalista. O fato ocorreu enquanto dormia, em sua residência, na cidade de Lins, Estado de São Paulo. Foi cremado em Araçatuba.

 

Depoimento do Acadêmico José Augusto Borgo:

 

De minha parte sempre foi grande a admiração por sua pessoa. Participou da solenidade de lançamento de meu primeiro livro, “A Colonização Italiana em Promissão na Fazenda Patos”, em setembro de 2011, oportunidade em que, ao discursar como representante da Academia de Letras, lançou as sementes da minha candidatura a uma vaga naquela renomada instituição cultural.

No ano seguinte, 2012, não hesitei em fornecer todo o meu material de pesquisa histórica, a fim de que ele pudesse publicar, como lídimo representante da comunidade nipo-brasileira, um livreto que descreve a História da Igreja Cristo Rei, do Bairro Gonzaga, (em Promissão, Estado de São Paulo - 2011). (grifo do organizador). Em troca, recebi em suas páginas um especial agradecimento, o que muito me honrou.

Shigueyuki por certo fará muita falta, privando-nos da leitura de seus artigos e da sua convivência nas sessões da Academia, ocasiões em que ele perguntava pelos amigos promissenses, dos quais jamais se olvidava.

Nosso maior consolo é a certeza de que um IMORTAL não morrerá jamais...

 

Em 27/09/2025, José Augusto Borgo, presidente de época, propôs em assembleia e aprovada por unanimidade, a denominação de Prêmio Shigueyuki Yoshikuni - Personalidade do ano de 2025, à Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo – APAMPESP Regional de Lins. A entrega do prêmio ocorreu no dia 28/10/2025 na Câmara Municipal em Lins.

 

Texto produzido pelo acadêmico José Augusto Borgo, Advogado, Historiador e Titular da cadeira nº21 da Academia Linense de Letras, em Lins, tendo por Patrono José Raab e Fundador Milton de Toledo Barros.